Stretto

Música (ao vivo): Ulrich Mitzlaff

Desenho de luz: Cristóvão Cunha

Fotografia: José Crúzio

Parceria: residência Guelra|Laboratório de Transcriação Coreográfica, ArteTotal, Braga, NACO, Oliveirinha e ACERT Tondela.

Produção: INTRUSO

Duração: aprox. 45´, m/6.

Estreia Festival FINTA , 2014– Tondela.

​

Inspirado e influenciado pela obra do poeta Paul Celan (1920–1970), procura-se um alinhamento de vivências individuais transformadas num amontoado de sensações físicas e afetivas, através de um universo visual intenso.

Um homem desalinhado. Um homem de fronteira, do limiar, do limite, que tenta extrair do corpo caminhos e direções. Com ele, cessam os nomes, o desejo e o ato de nomear, a existência recua para o abismo da essência não diferenciada, única maneira de sair de si próprio. A linguagem não será direta, mas sim interiorizada, obedecendo a um movimento subtil, impercetível, como uma fraca e última respiração. O tempo e o espaço são outros: de fratura, de divisão, de impotência e de silêncio. A caminho do silêncio, o movimento degrada-se, desarticula-se, o sentido perde-se num abstrato inconsequente. Um solo de dança…

O encontro entre três artistas provenientes de áreas distintas, coreográfico/performativo, música e artes visuais, precipita um espaço comum de observação, pesquisa e reflexão artística e pessoal.

“Stretto” é esse lugar, a preto e branco e às riscas, onde os três intervenientes partilham e aprofundam pensamentos transversais, através de um universo performativo/visual, mergulhando na obra do Paul Celan.

Próximo Projeto